Mobilização de mulheres ganha força dentro de campanhas políticas

Os candidatos a cargos majoritários no Maranhão têm apostado em uma campanha segmentada. Isto pode ser observado, por exemplo, nos movimentos com mulheres, que estão sendo carros-chefes dos dois primeiros colocados nas pesquisas.
O candidato Lobão Filho (PMDB) está tendo o movimento encabeçado pela própria esposa, a apresentadora e empresária Paulinha Lobão. A apresentadora relatou que, a princípio, a candidatura não foi bem aceita por ela. “Assim que a candidatura do meu marido foi lançada eu fiquei com aquela responsabilidade, eu decidi ter um compromisso muito grande, além dele, até pela própria situação da candidatura dele, que foi uma candidatura que foi anunciada em um momento de extrema fragilidade, em que estava se recuperando de uma cirurgia”, revelou.

Lobão Filho conta com o apoio de sua mulher como grande incentivadora, além de sua filha Tatiana Lobão e sua mãe, a deputada federal Nice Lobão
A esposa do candidato declarou que entendeu com uma missão. “Ele disse: Paulinha eu só vou se você for comigo. Em um primeiro momento eu não concordei, mas depois entendi que foi uma missão de Deus na nossa vida. Nós recebemos tantas graças e encaramos isso como uma missão”, disse.
Por ser uma figura pública, Paulinha Lobão declarou que se dispôs para trabalhar na campanha. “Por eu acreditar que era algo muito importante. Além do compromisso como esposa, eu assumi um compromisso muito maior. Por eu ser uma pessoa pública, eu me coloquei disponível para trabalhar”, afirmou.
A empresária ressaltou que tem recebido um resultado bastante positivo do eleitorado feminino. “Eu imaginava que ía ser muito bom, mas nunca imaginei que fosse tomar essa dimensão, tamanha adesão do público feminino. Na caminhada das mulheres em Codó, foram 10 mil mulheres. As mulheres estão sentindo a importância de estarem participando desse processo”, disse.
A representante do PT, Berenice Gomes, declarou que essa ação faz parte da estratégia de campanha dos candidatos majoritários. “Essa é uma ação combinada para os majoritários Lobao Filho, Gastão Vieira e a presidenta Dilma”, afirmou.
Berenice Gomes destacou que as mulheres devem ser valorizadas em todos os momentos, inclusive durante o processo de escolha dos gestores. “À frente de várias organizações tem um público feminino que precisa ser tratado com respeito. Nós mulheres temos um papel importante em vários períodos e na eleição temos o papel de fazer diferença”, ressaltou.
Flávio Dino
Na campanha de Flávio Dino (PCdoB) também existe uma intensa movimentação do público feminino em torno de sua candidatura. A secretária de mulheres do PCdoB, Laurinda Pinto, é uma das coordenadoras do movimento.

Flávio Dino recebeu de um coletivo de mulheres, uma série de demandas, que ainda serão discutidas em uma plenária com o movimento
Laurinda Pinto explicou que essas ações começaram antes do lançamento da candidatura de Flávio. “Nós iniciamos na pré-campanha. Já tínhamos realizado uma plenária com movimentos sociais, dos mais diversos enfoques: das mulheres negras, das mulheres empresárias, etc. A partir daí fizemos uma plenária, com uma proposta preliminar com o plano de governo de Flávio, que foi discutido com o segmento”, disse.
A secretária de mulheres do PCdoB também pontuou que o plano de governo de Flávio Dino foi construído a partir de uma série de discussões com os movimentos femininos. “Fizemos uma proposição e considerações. Ele acolheu essa plataforma e esse material foi encaminhado para o grupo que estava elaborando o plano de governo”, lembrou.
Laurinda Pinto disse ainda que Flávio irá se reunir com as mulheres para prosseguir as discussões e reafirmar o compromisso de inserção delas no desenvolvimento do estado. “Depois da candidatura consolidada, nós estamos com uma discussão e mobilizamos uma frente de mulheres dos movimentos sociais e de partidos políticos e vamos ter uma plenária com o Flávio, para reafirmar os compromissos da coligação com a inserção da mulher no processo de desenvolvimento do estado”, afirmou.

O Imparcial

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem